top of page

Ser ou não ser ecológico?! Eis a questão!

  • Foto do escritor: Carol Bernardo
    Carol Bernardo
  • 5 de fev. de 2025
  • 2 min de leitura

Hoje eu escutei um episódio, de um dos Podcasts que eu acompanho, que contava a história de uma pessoa que evitava completamente usar/ter em casa sacolas plásticas; não comia carne; não dava descargas ao longo do dia, só uma vez a noite - mesmo tendo feito o n° 2 - e, o que eu achei pior, exigia que sua parceira fizesse o mesmo. Ou seja, ele não dava a liberdade para a sua parceira viver do jeito dela, mas sim, do jeito dele. 


E aí, um dos comentários ao final era de que ele estava sendo controlador - o que eu concordo - e que foi provado que os bilionários e milionários que causavam os principais impactos no mundo e que não adiantaria tanto ações individuais para evitar impactos. 


E é aí que eu discordo. 


Concordo que ter um comportamento ecológico ao extremo, vivendo na sociedade em que vivemos, pode ser até anti-higiênico (se ele esquecia a sacola de pano para carregar pão da padaria, ele levava na mão mesmo… e o esquema da descarga, é o ó!). Além disso, exigir que outra pessoa do seu convívio tenha o mesmo comportamento, é bem tóxico. Mas, dizer que mudanças individuais não impactam o meio ambiente, discordo totalmente.


Primeiro, ter este discurso de que “os milionários e os bilionários que impactam mais e não importa o que fazemos” é nocivo porque nos exime da responsabilidade de tentarmos mudar nosso comportamento de consumo, por exemplo, e de continuarmos vivendo da forma que estamos vivendo. Sabemos que se continuarmos consumindo da mesma forma, em breve não teremos mais recursos para a nossa própria sobrevivência. 


Segundo, comportamentos individuais importam sim. Quando você muda um comportamento, para melhor, você acaba servindo como exemplo para outra pessoa. Pode nem ser para que a outra mude o comportamento de uma vez, mas pelo menos, a fará pensar, planta uma sementinha, sabe? E isso causa uma reação em cadeia: você muda, a outra vê, passa a mudar também e assim sucessivamente. 


Além disso, é importante nos sentirmos responsáveis tanto pelas decisões de consumo quanto pelo impacto do nosso voto. Quem estamos colocando no local de tomada de decisões? São pessoas que estão alinhadas aos bilionários/milionários que impactam ou não? São pessoas que também estão tentando fazer algo via regulamentação ou não? São pessoas que estão governando para um grupo pequeno ou para todos?


Portanto, concordo que extremos nunca são bons, mas deixar de assumir responsabilidades é tão ruim quanto. Então, bora assumir nossas responsabilidades e exigir que as pessoas que colocamos no poder também assumam as delas, sejam taxando os bilionários/milionários por suas riquezas, por seus impactos, sejam tomando ações para reduzir os impactos ou adaptar os ambientes urbanos para os impactos vindouros das mudanças climáticas.


O que vocês acham sobre isso? 


 
 
 

2 comentários


terrancecart.e.r.36.0.7
há um dia

This page felt pretty chill to browse—nothing flashy getting in the way, and I didn’t have to hunt around to figure out what it was about. The text is broken up nicely, so you can skim a bit and still catch the main idea. I ended up clicking into Drift Boss while I was scrolling, and it loads fast with that super simple one-button vibe, but it still gets tense once you’re trying not to slip off the edge. I also liked that it doesn’t drown you in extra stuff; it just gives you the basics and lets you mess around. Everything stays readable on mobile too, which I didn’t expect. The “How to Play” part is set up as…

Curtir

giecphangqua.n.h.g.h.u.n.g
há 5 dias

https://huongnghiep24h.com/ bữa mình thấy bạn share nên bấm vào nghía thử cho biết, kiểu xem giao diện họ làm ra sao thôi chứ không ngồi đọc hết. Cảm giác đầu tiên là trang nhìn khá thoáng, chữ không bị dồn và cuộn xuống thấy các phần tách ra rõ nên đỡ mỏi mắt. Mình để ý nhất là cái bảng kèo bóng đá trực tuyến họ trình bày dạng cột, có giờ trận với các mục cho cả trận/hiệp 1 nên liếc qua cũng hiểu đại khái đang nói gì. Với người mới chắc cũng dễ làm quen vì họ có nhắc mấy kèo phổ biến như kèo châu á với tài xỉu ngay trong nội dung. Nói chung không…

Curtir
bottom of page